26 de maio de 2010

ah, o fim de semestre!

30h/semana de estágio + 10h/semana de aula = 40h/semana do horário comercial que estou ocupada com tudo, menos os trabalhos que tenho que entregar semana que vem. E aí entram, inclusive, duas matérias (e ninguém vai me dar entrevista depois das 17h) que ainda não comecei a apurar. Em suma, me fodi.

É nesse clima que eu fui pro mercado hoje e me refestelei com a promoção de frutas e verduras. Boa parte da minha listinha de compras teve que ser abortada por conta dos preços abusivos de coisas como um vidro de pepino de quase R$ 7. Onde esse mundo vai parar?

O que consegui trazer, no entanto, já foi o suficiente pra juntar com o que tinha em casa e me entreter por hoje. Testei uma receita de chutney de tomate, assim:

1,5 colher de sopa de manteiga
1 cm de gengibre picadinho
chilli em pó
pimenta branca em pó
2 latas de tomates pelados
meia colher de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
um terço de xícara de água

O recomendável é ter duas unidades de pimenta dedo-de-moça no lugar do chilli em pó, e uma colher de chá de pimenta preta em grãos, no lugar da branca. Mas a vida é assim mesmo, e eu dei pitadas enormes na minha panela.

O preparo é fácil, mas o tempo que fica no fogo é que requer atenção, pra não deixar o chutney queimar. Começa derretendo a manteiga e jogando o chilli, gengibre e pimenta. Refoguei tudo e joguei o tomate. Meus parâmetros de refogar gengibre e coisas em pó são nulos, por isso, não sei precisar quanto tempo ou que ponto. Joguei o tomate logo em seguida, de qualquer forma. Como o tomate pelado vem em latas com suco de tomate, não adicionei a quantidade de água, só tentei não deixar o suco cair na panela e aproveitei pra deixar uns cinco minutos no fogo alto pra evaporar um pouco da água. Esmaguei-os com uma colher e coloquei o açúcar e o sal. Pronto. Agora é só deixar fervendo em fogo baixo por mais uns 40 minutos e mexer de vez em quando.


2 comentários:

  1. paralelogramo20:30

    começa com o açucar e manteiga, dai quando derreter tu joga os gengibres e afins pra caramelar, o resultado fica mais interessante.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Thanx, Parny! Vou testar no de manga!

    ResponderExcluir