27 de junho de 2011

heresias em série: risoto bianco e pesto do Jamie Oliver


Fui ao mercado hoje para comprar apenas pão, leite e fósforos. Ledo engano: saí de lá com umas seis sacolas. Entre os outros itens básicos para uma marmita saudável e uma cozinha feliz. No sábado fiz feira e ontem enjambrei um pesto baseado na receita do Jamie Oliver em A Itália de Jamie (eu não vou ficar aqui babando ovo nele porque isso seria uma demonstração de bom humor e não é o intuito deste blog disseminar afeto, amor, carinho, etc., a não ser pela gororoba aqui mostrada), na medida em que o meu liquidificador - que só serve pra fazer vitamina e olhe lá - aguentou.


Pesto
2 maços de manjericão fresco
1/2 dente de alho
12 castanhas do Pará
sal, pimenta-do-reino, queijo parmesão e azeite de oliva a gosto do freguês

Bati tudo no liquidificador violentamente. Ficou pedaçudo, mas dá pro gasto.




Agora vamos ver se vocês conseguem identificar os - felizmente apenas - três erros nessa receita (respostas no final do post):

Risoto bianco
1L de caldo de galinha fervente (dissolvi um caldo da galinha azul)
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola pequena em cubinhos
2 talos de salsão cortados finamente
1/2 couve-flor pequena estraçalhada
1 xícara de arroz carnaroli
2 colheres de sopa de manteiga
4 fatias de queijo mussarela
1 colher de sopa de azeite de oliva

Aqueci uma colher de sopa de manteiga e o azeite e refoguei em fogo baixo o alho, cebola, salsão e couve-flor por uns 10 minutos. Quando eles ficaram macios, adicionei o arroz e mexi até começar a grudar na panela. A partir disso, salguei e fui acrescentando o caldo fervente e mexendo até evaporar tudo, repetindo o procedimento até o arroz cozinhar. Quando tudo já estava no ponto, misturei a outra colher de sopa de manteiga e o queijo em pedaços.




Essa vai ser minha marmita amanhã: risoto bianco e pesto de manjericão com salada de espinafre, palmito e tomate cereja.



Respostas: o caldo de galinha deveria ser de verdade, faltou vinho branco para refogar os legumes e o arroz e o queijo deveria ser parmesão.

Um comentário:

  1. Vá lá, vá lá...
    quem precisa seguir receita à risca? :)
    Aposto que tava ótimo!

    To saindo pra feira agora, vou ver se acho umas tangerinas bonitas,
    e o bendito bulbo de erva doce também.

    Beijo!

    ResponderExcluir