8 de julho de 2011

leituras e releituras: a sopa de tomate do Jamie Oliver


Essa foi a terceira vez que fui às compras para casa em 15 dias. Foram dois supermercados e uma feira, e mesmo assim sempre esqueço alguma coisa.

E a cada ida, volto pra casa com alguma coisa que comprei só porque achei a embalagem bonita. Eu tenho disso de confiar na embalagem, julgar o livro pela capa, título e diagramação. Exemplo: comprei O Apanhador no Campo de Centeio só porque a edição era bonita (diz aí se não é); nem sei se vou gostar do livro. Daí já viu, no mercado é a mesma coisa - semana passada comprei um leite; hoje um vinho; vez ou outra uma geleia. Deve ser de família.

Mas de livros bonitos eu tô bem ultimamente, porque ganhei dois da minha mãe há um mês, e um deles já é minha companhia preferida na cozinha: A Itália de Jamie. Essa sopa de tomates é do livro dele.


300g de tomates-cereja
2 dentes de alho em lâminas
1 lata de tomate pelado
250g de pão italiano (o do Angeloni dá pro gasto)
manjericão picado (com talos molinhos e tudo)
sal, pimenta-do-reino preta e azeite de oliva


Em uma forma, coloquei os tomatinhos bem lavados e furados, salpiquei sal e pimenta, metade do alho e mais ou menos um quarto do manjericão. Enquanto isso, refoguei o outro dente de alho no azeite com os talinhos de manjericão. Ao amaciarem, acrescentei os tomates pelados mais meia lata de água e mexi até misturar bem, deixando tampado em fogo baixo, até ferver. Demora uns 10 minutos. Aí acrescentei o pão rasgado em pedaços que caberiam na boca, o resto do manjericão e misturei novamente. Tampei por mais alguns minutos, tirei os tomates-cereja do forno e coloquei junto na panela. As peles de tomate, alho e manjericão tostados eu coloquei também, e ainda acrescentei um pouquinho d'água na forma, esquentando-a na boca do fogão pra soltar o queimado. Fica com uma cor de caramelo linda, sem falar no sabor. Misturei tudo bem misturado, deixei mais uns cinco minutos em fogo baixo. Desliguei, adicionei umas duas colheres de azeite de oliva, corrigi o sal e a pimenta e tá pronto.




PS: a foto que tirei com um ângulo mais aberto ficou desfocada, por isso só tenho essa.
PPS: tô de olho num empréstimo que vou fazer logo mais, logo menos, é só eu terminar o Jorge Amado aqui que eu roubo O ladrão que sabia latim por umas semanas. Fica esperto, Chile!

4 comentários:

  1. Curto muito o apanhador! Depois avisa se gostou. Curti também a cara essa sopa de tomates, nem parece. O problema é que comi tanto no final de semana que nem consigo pensar em engolir mais nada.. só penso em não comer o resto da semana todo.. (jura, mas vai que consigo hehe)

    ResponderExcluir
  2. Comi sopa de tomate pela primeira vez na semana passada e adorei. Essa tua tá com moh cara de apetitosa ;-)
    Beijo,
    Yasmine

    ResponderExcluir
  3. Acabei de lembrar de ti (e da mãe do Chile).
    Olha porque:
    http://localkitchenblog.com/2011/07/13/100-local-lettuce-soup/

    Sopa de tomate, como todos já sabemos, tem o meu coração for ever and ever. :)
    A pergunta é: tu chegou a passar no mercado municipal atrás do pilãozinho? Tô felicíssima com o meu. Sério, eu recomendaria ele pra pessoas aleatórias em fila de banco. hahaha

    Beijos, pequenita!

    ResponderExcluir