31 de julho de 2011

quase uma bruschetta: abobrinha, berinjela e funcho, não necessariamente nessa ordem


Isso é um bulbo de erva-doce, também chamado de funcho. Por um milagre da natureza, esse cepo tava na geladeira há algum tempo já, mas mesmo assim decidi colocá-lo em um copo com água na quarta ou quinta. Ele ficou assim em poucos dias. Lindo, não?

Semana passada fiz uma pasta de berinjela para comer com pão e etc, rendeu tanto que fizemos até pizza posteriormente. Não vou me alongar hoje, é domingo e planejei bastantes coisas.

2 berinjelas grandes sem casca e em cubinhos
2 abobrinhas pequenas sem casca e em cubinhos
1/2 bulbo de erva-doce (ou funcho, chame como quiser)
1 dente de alho picadinho
1 cebola pequena em tiras
2 tomates maduros em tiras
sumo de 1/2 limão
azeite, sal e pimenta-do-reino preta


Em uma panela, refoguei o alho e cebola em azeite. Em seguida, acrescentei a berinjela e mais azeite, mexi até murcharem. Tampei a panela e deixei por uns cinco minutos em fogo baixo, enquanto eu cortava os tomates. Dados os cinco minutos, acrescentei o tomate e tampei novamente, olhando e mexendo de vez em quando até eles murcharem também. Aí juntei a abobrinha, o funcho e o sumo de limão, mexi até murcharem, temperei e deixei em fogo baixo mais alguns minutos.



Servi em pão italiano do Angeloni, congelado há mais ou menos um mês. Digo a vocês que fica muitíssimo melhor descongelado no forno, fresco ele parece uma pedra. Assim ele ficou sensacional, até parece caseiro! Por cima da pasta de berinjela, pesto e raiz forte.

4 comentários:

  1. Que coisa linda esses brotos.
    Por coincidência, fiz uma sopa com funcho essa semana.
    Ficou muito boa também.
    Tô com uma beringela na geladeira que ta triste de tanto
    esperar a hora dela, quem sabe não preparo essa pasta?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. me assusto com as coincidencias com o teu blog. há 3 dias atrás apresentei o tal do funcho pro felipson e ontem tive um bom diálogo sobre o pão italiano pedregoso do angeloni! (acabei de ler que a menina tb sofre de 'coincidencia'contigo. não tenho coragem de usar funcho ainda.. não deixa um gosto muito bizarro de chá na comida??

    ResponderExcluir
  3. Oi, Flo!
    Quero saber qualé a sopa de funcho! Aguardo o post ansiosamente.

    Oi, Julia!
    Não fica com gosto de chá, não, fica um gosto bom, te garanto. Eu não coloquei muito nesta pasta com medo que isso acontecesse, mas o sabor ficou tão fraquinho que me arrependi. Da próxima vez coloco um bulbo inteiro e conto qualé. :)


    Beijo, meninas. Obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
  4. Pela foto parece bem bom, mas cara, odeio muito funcho...só de pensar me dá uma coisa ruim. hahuahua sério!
    Beijo,
    Yasmine

    ResponderExcluir