4 de janeiro de 2012

no chile I: pan con palta

palta con pan do dia 2, foto de Tais Urquizar

Se você não comeu pan con palta em pelo menos duas refeições diárias, você não esteve no Chile. Simplesmente não esteve. Já perdi a conta de quantos pães e quantas paltas devorei nestes 10 dias no semiárido.

palta do dia 5

Palta é abacate, o avocado que vende no supermercado brasileiro. Tem casca preta quando está maduro, é mais denso e menor que o nosso abacate (que é exagerado como tudo no Brasil). É preparado com um fio de azeite de oliva e sal a gosto.


paltas maduras na feirinha

Pequeno comentário: aqui em Huasco, um vale no meio do deserto do Atacama, o azeite é de verdade. Falarei mais em outro post, aguardem.


palta do dia 5

Depois se come como a schmier (para quem cresceu com alemães) ou manteiga (para quem é adepto do café da manhã no boteco com um pingado e pão na chapa), ou seja: encha o seu pão e coma con gana. Também vai no cachorro-quente (o típico chileno é sensaci), na hamburguesa (esse eu não faço muita questão), e arrisco dizer que em qualquer coisa que você queira, a fome é que faz a gordice.


3 comentários:

  1. hamburgesa é um hamburger gigante? faz o favor de comer essa vibe ai e botar foto aqui pros brothers gordos do brasil verem do que se trata? obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Me convida pra comer um dia!

    ResponderExcluir