27 de setembro de 2012

bolo no forno, amor no coração

Milagrosamente esse bolo batido à mão ficou alto e macio.

Quando um bolo está assando, a atmosfera da casa se transforma. Não importa se era meia noite passada e eu parecia um zumbi só esperando a hora de desligar o forno e cair na cama. O cheiro do bolo me hipnotizou e fiquei só esperando pra ver se ia dar certo.

Comprei duas favas de baunilha no mês passado e com uma delas quis fazer um bolo. Nunca tinha feito um bolo de baunilha. E também nunca tinha aberto uma fava de baunilha - foi um debute duplo. Procurei algumas receitas e acabei confiando nesta aqui. Só mudei duas coisa: no lugar de buttermilk, fiz leite talhado, também chamado de leitelho (para uma xícara de leite, coloque uma colher de sopa de limão e deixe agir por 10 minutos - está pronto o tal leitelho!); e no lugar das duas colheres de essência de baunilha, coloquei uma fava. E adicionei morangos no meio da massa porque não gosto muito de caldas e recheios açucarados.


O morango murcho pelo calor: nada bonito.


2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar refinado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 fava de baunilha (as sementinhas de dentro apenas)
1/4 de xícara de manteiga derretida
1 ovo ligeiramente batido
1 xícara de leite talhado ou leitelho (se você tiver buttermilk, vai fundo!)
10 morangos (opcional)

Em um recipiente, peneirei a farinha, o açúcar e o fermento e misturei com a baunilha. Adicionei um por um os ingredientes restantes, mexendo bem cada vez, para deixar a massa homogênea. Coloquei na forma e decorei com os morangos. Levei ao forno pré-aquecido a 180 graus. Assou em mais ou menos 40 minutos.



Antes de ir ao forno, coloquei morangos no meio. Eles murcham durante o tempo no fogo, é claro, mas eu prefiro isto a caldas e açúcares. Você pode fazer uma calda de morangos se preferir!


Saindo do forno moreno e sem abatumar!

2 comentários:

  1. fico TÃO TÃO FELIZ em ver bolos seus altos, sem abatumar, e lindos, com todo o capricho que se que vc aplica!
    E viva a evolução da Flá com os bolos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas zoadas intermitentes me ajudaram a "sacodir a poeira e dar a volta por cima". Mas ainda sonho em te dar uma torta na cara. :)

      Obrigada pela torcida, Adri! :*

      Excluir