12 de outubro de 2012

sem medo de distensões musculares: pão aromatizado com curry

Bronzeado é uma coisa escassa aqui em casa (ps: olha o meu falecido prato aí!)

Meu pavor de panificação e similares passou, agora só quero saber de fazer massa de bolo e pão. Acho que é uma fase da vida - já passei pela pira dos risotos, dos macarrões, de ovo mexido... só a de tomate e sopa é que não passa nunca. E tô conseguindo transformar trigo, água e fermento em algo comestível, o que é mais que um avanço, é um milagre. Compartilho com vocês essa receita facílima. Só cuidem na primeira sovada, porque a massa é mais dura e rolou uma fisgada no antebraço que puxou tudo. Ficou dois dias doendo. Chatinho.


500 g de farinha de trigo
10 g de fermento biológico seco instantâneo
1 colher de café de curry em pó
2 colheres de café de sal
300 ml de água morna
azeite de oliva


Abra um buraco no meio do monte de farinha em uma mesa de trabalho ou dentro de uma forma, se você for desprovida/o de mesa de trabalho, como eu. Coloque o fermento, o curry e o sal no meio e, aos poucos despeje a água morna aos poucos e misture a massa com a ponta dos dedos até o fermento estar bem dissolvido e incorporado. 



Primeiro passo: fazer um vulcão com a farinha e colocar o fermento, o sal e o curry no meio, despejando aos poucos 300 ml de água morna.

Acrescente uma colher de sopa de azeite de oliva e sove bem. Modele uma bola, pincele-a com azeite de oliva e deixe-a descansar por 25 minutos em uma tigela untada com azeite e tapada com plástico filme. De preferência, em local morno (usei novamente a técnica de deixar dentro do forno desligado com uma bolsa térmica embaixo).



Depois da primeira sovada, a massa é pincelada com azeite e descansa por 25 minutos em um local morno.


25 minutos depois ela dobra de tamanho (ou quase) e fica bem mais macia. 

Sove novamente a massa, divida-a em quatro filões e deixe descansar por 30 minutos em uma assadeira forrada com papel manteiga e coberta com plástico filme. Retire o plástico e asse-os em forno pré-aquecido a 200 graus por 15 minutos, com uma tigela com água debaixo. Após esse tempo, tire a tigela e deixe assar por mais 15 minutos.


Tente modelar de um jeito bonito, não como estes aqui.

2 comentários:

  1. Quando tu me falou do pão de curry fiquei afinzaça de experimentar.
    Agora vai demorar um bocado, mas que bom que tu postou a receita.
    Viu, sobre como modelar pães, essa mulher aqui tem um vídeo espetacular, dá uma olhada:
    http://www.wildyeastblog.com/2011/08/02/video-shaping-a-pointy-batard/

    Beicho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas que lindo! Certeza que vou fazer direito da próxima vez. Obrigada, Flora!

      Excluir