6 de dezembro de 2012

o fim do mundo está chegando: comprei carne

Uma coisa assim... PF sem salada. 
Brasilidade pura: desesperada, coloquei toda a cenoura que estava murchando na geladeira e misturei batata com arroz.

Olá, meu nome é Flávia e eu estava há um ano, dez meses e 11 dias sem preparar carne.

Na terça, aprendi que posta branca é o corte lagarto e que é sempre bom ter uma segunda opção de carne em mente, porque nem sempre o açougue tem coxão mole.

"Oi, eu sou 200 gramas de lagarto picadinho! Não tenha nojo de mim, vamos ser amigos?"

Venci o nojo e cortei em cubinhos um pedaço de 200 gramas do tal lagarto. E nem fiquei com fedor de sangue na mão (vitória!). Podem me chamar de fresca, mas acho terrível preparar carne, por isso nunca mais tinha feito - exceto linguiça, mas é muito mais fácil cortar ela e jogar na panela.

Faz um ano mais ou menos que tinha comprado esse molho de frutas e mel para carne. Fiquei curiosa porque ele não tem nada (pelo menos não na descrição) de conservantes e porcariada, então dei uma chance e paguei uns R$ 16 por ele. Quis saber qual o sabor e se seria possível reproduzi-lo em casa. Assim que tentar fazê-lo, conto aqui.

O molho tem pêssego, tomate, cebola, vinagre de vinho, mel, açúcar e pimenta preta, cardamomo, gengibre, coentro e pimentão moídos. É bem forte: os sabores de pêssego e a pimenta são intensos, do jeito que gosto e, pela composição, vocês já imaginam o quanto ele puxa para o doce.

Não colocaria a foto desse tamanho se não achasse que cada centavo valeu a pena.

No site da importadora diz que combina com frango, peixes e carnes brancas. Imaginei agora que com porco também deve ficar bom. Enfim. Aí vai:


200 gramas de lagarto em cubinhos
3 dentes de alho em fatias largas
1 cebola em rodelas grossas
150 ml de molho de frutas e mel para carne
2 cenouras em rodelas
3 batatas em fatias
um punhado de tomatinhos cereja (cerca de 15)
sal
pimentas moídas na hora
um ramo de orégano

Coloquei a carne na panela com um fio de azeite de oliva e sal e pimenta. Deixei soltar um pouco da água e coloquei o alho e a cebola. Misturei bem, tampei e deixei por uns dois minutos, até a cebola murchar. Acrescentei o molho, a cenoura e a batata e coloquei água fervente até tapar o conteúdo. Baixei o fogo e deixei ferver por uns 10 minutos, olhando de vez em quando. Coloquei os tomates, corrigi o sal e esmaguei algumas batatas para engrossar o molho. Deixei cozinhar em fogo baixo por meia hora, acrescentando água fervente sempre que precisasse e o ramo de orégano uns cinco minutos antes de desligar. O molho fica menos líquido, os legumes bem cozidos e a carne mais mole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário